Usar o WhatsApp para lembrar os pacientes da consulta vale a pena?

Segundo o CFM, o WhatsApp pode ser utilizado em alguns serviços médicos, como agendamento de consultas, solução de dúvidas, lembretes e confirmações de consultas, entre outros.


Porém, algumas práticas são expressamente proibidas, como realizar consultas à distância, prescrever medicamentos e efetivar diagnósticos.


Além disso, não é recomendado que profissionais de saúde e pacientes troquem informações sigilosas.


Apesar do WhatsApp ter uma criptografia, qualquer um pode ter fácil acesso ao celular do paciente, e casos como furtos podem expor dados sensíveis.


Agora que você sabe como utilizar o WhatsApp corretamente para suas práticas médicas, veja a seguir como reduzir as faltas dos seus pacientes pelo aplicativo.


Como enviar lembretes de consulta por WhatsApp?


Os lembretes de consulta por WhatsApp trazem diversos benefícios, como fidelização de pacientes, redução na taxa de absenteísmo, e mais produtividade para as recepcionistas, que não precisam ficar grudadas no telefone, apenas confirmando consultas.


Existem algumas formas de confirmar atendimentos pelo aplicativo, algumas mais eficientes que outras.


1. Uso de um bom software médico


Um software médico eficiente proporciona um serviço de lembretes e confirmações de consultas de forma automatizada, permitindo ainda que você personalize as mensagens, e também envie por SMS.


Alguns oferecem funcionalidades essenciais, como prontuário eletrônico, agenda médica, prescrição de medicamentos, Teleconsulta, marketing, entre outros.


De todas as formas de enviar lembretes, esta é a mais eficiente, pois não possui limites de mensagens, e todos os pacientes recebem, mesmo aqueles que não possuem seu número cadastrado.


Além disso, centralizar todas as suas funcionalidades e informações em um único local melhora sua produtividade, pois você não precisa utilizar diversas ferramentas no seu dia a dia.


Ao mesmo tempo, se toda a sua equipe de colaboradores utilizar a mesma plataforma, informações não ficam descentralizadas, um passo essencial para obter um histórico mais completo de seus pacientes.


2. Lista de transmissão


A lista de transmissão é uma funcionalidade que permite o envio em massa de mensagens para seus contatos. Porém, sua principal desvantagem é que apenas números cadastrados recebem a mensagem.


O pior é que caso algum paciente não receba, o WhatsApp não envia um aviso. Dessa forma, você nunca tem total certeza se seus pacientes receberam o lembrete.


Outra desvantagem é que a lista de transmissão exige um trabalho manual, todos os dias, e para cada paciente novo, você precisa criar outra lista.


3. Funcionalidade de encaminhar mensagens


Encaminhar mensagens provavelmente é o pior jeito de enviar lembretes de consulta por WhatsApp.


Em primeiro lugar, diferente da lista de transmissão, você pode selecionar apenas 5 pacientes por vez, o que aumenta drasticamente o tempo gasto nessa atividade.


Vale lembrar que todas as mensagens encaminhadas ou enviadas em uma lista de transmissão, possuem ícones avisando que não é uma mensagem exclusiva.


Considerando todos esses aspectos, o uso de um software médico é a opção ideal para os médicos que desejam contar com um serviço automático e personalizado.