Saiba o que é marketing de conteúdo e como ele pode ajudar sua clínica


Em tempos de alta concorrência na área médica e acesso rápido a informação, é fundamental que as clínicas invistam em estratégias de marketing digital para divulgar seus produtos e serviços. Sobretudo porque os pacientes estão mais exigentes e em busca de experiências que vão além de um atendimento de qualidade. É nesse sentido que o marketing de conteúdo pode ajudar os profissionais do segmento.


Atualmente, o Google tornou-se a maior referência para pacientes à procura de especialistas bem avaliados e indicações feitas por outras pessoas. Se por um lado isso representa uma grande oportunidade para que médicos atraiam mais pacientes e ajudem mais pessoas, por outro reforça a necessidade de produzirem conteúdo relevante que os destaque dos demais.

Por isso, se você é um profissional da saúde interessado em comunicar o diferencial do seu negócio, este post é para você. Entenda como o marketing de conteúdo pode lhe ajudar a alcançar esse objetivo.


Saiba o que é marketing de conteúdo e como ele pode ajudar sua clínica


O marketing de conteúdo é um dos braços do marketing digital e envolve as atividades que uma empresa realiza no ambiente online, com o intuito de atrair e fidelizar novos clientes, criar relacionamentos com o público e desenvolver a identidade da marca.


Trata-se, portanto, da maneira mais eficaz de comunicar-se com seus pacientes, de forma direta e personalizada, solucionando suas dúvidas por meio de conteúdo relevante, atual e confiável. A divulgação feita nas mídias digitais — e-mail, blogs, sites, mídias sociais e motores de busca — ajuda a promover sua marca e serviços, e aumenta seu alcance no mercado.


Entenda as principais vantagens para o seu negócio


Não são poucas as vantagens de utilizar as estratégias de marketing de conteúdo na área médica. Ainda assim, podemos destacar as principais entre elas, como:




  • Criar autoridade da clínica em determinado segmento ou tipo de tratamento, e educar o mercado;



  • Gerar valor aos seus pacientes, por meio de conteúdo relevante;



  • Direcionar campanhas, economizando tempo e dinheiro, além de atender melhor seu público;



  • Alcançar mais pessoas que possam beneficiar-se com informação de qualidade;



  • Atrair mais pacientes e fidelizar os atuais.




Agora que você já conhece os benefícios do marketing de conteúdo para a sua clínica, que tal aprender a aplicá-lo no dia a dia para obter os melhores resultados?




Conheça os passos básicos para um marketing de conteúdo de sucesso


Todo planejamento estratégico exige ações e etapas bem definidas para atingir as metas estabelecidas. Com o marketing de conteúdo não é diferente. Principalmente porque estamos falando de um mercado competitivo, voltado para um público criterioso em relação às informações sobre saúde encontradas na Internet.

Pensando nisso, elencamos os passos básicos para criar um bom planejamento para a sua clínica.


1. Definição de objetivos


Primeiramente, você e sua equipe precisam estabelecer metas concretas para orientar todo o programa de marketing. Conforme mencionamos, essas podem variar entre alcançar um público maior, divulgar os serviços da clínica, fidelizar clientes, entre outros.


2. Escolha das melhores estratégias


Nessa etapa, é importante definir quais serão os canais de divulgação do conteúdo, considerando os objetivos já estabelecidos. A decisão depende da definição da persona de cada campanha, afinal é para ela que você direcionará o conteúdo.


Existem diversas estratégias possíveis no marketing de conteúdo. Caso a intenção seja educar seus pacientes sobre tratamentos e novidades na área da saúde, o ideal é investir na produção constante de blog posts. No entanto, se o objetivo for gerar interatividade com o público, as campanhas nas redes sociais são a melhor solução.

Já o site institucional da empresa é o melhor canal para que as pessoas possam solicitar produtos e serviços. Além disso, ele ajuda a aumentar a credibilidade do seu negócio do mercado.


3. Acompanhamento de resultados


Por fim, é muito importante acompanhar o andamento de cada tática aplicada no planejamento para avaliar os resultados e fazer as correções necessárias. A boa notícia é que o marketing de conteúdo tem ferramentas de análise próprias para isso, que ajudam a calcular métricas e indicadores importantes de cada campanha.


Sem dúvidas, a Internet tornou-se uma importante aliada de médicos em busca não apenas de divulgação, mas que queriam também proporcionar aos seus pacientes experiências de valor, muito além do espaço do consultório. Nesse sentido, conhecer as estratégias do marketing de conteúdo e saber como utilizá-las a serviço da área médica pode ser o diferencial que você estava buscando para a sua clínica.

Gostou deste conteúdo? Aproveite e visite nosso blog para mais novidades sobre marketing para médicos.